Joelma Santana faz parte da equipe da FUNDUNESP desde março de 2009. Antes de ingressar na Fundação, adquiriu experiência profissional em shoppings centers, concessionárias de automóveis e como estagiária na Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Ao longo de sua trajetória acumulou seis anos de experiência na organização de eventos, tanto científicos quanto comerciais, desempenhando um papel importante no atendimento à coordenação dos eventos e aos expositores.
Sua chegada à FUNDUNESP aconteceu após a atuação na organização de um importante evento da Sociedade Brasileira de Anestesiologia de São Paulo. Durante esse evento, o então Diretor-Presidente da FUNDUNESP, Prof. Dr. Luiz Antonio Vane, esteve presente. Na época, a Fundação buscava profissionais especializados na organização de eventos. Reconhecendo sua competência, a empresa onde Joelma trabalhava foi consultada para a indicação de nomes, o que resultou em sua contratação.
Joelma Santana relata que sua entrada na FUNDUNESP representou uma grande mudança em sua carreira. Antes de ingressar na Fundação, ela estava presente em diversos locais e com uma intensa agenda de viagens, em uma rotina dinâmica. No entanto, ao ingressar na organização, suas tarefas mudaram de configuração, marcando uma transição em seu dia a dia.
A decisão de permanecer na FUNDUNESP foi motivada, principalmente, pelo nascimento de seu filho, Antônio. Joelma precisava de um ambiente de trabalho que lhe proporcionasse maior flexibilidade para dedicar atenção à criação de seu filho, algo que seu emprego anterior, com a agenda de eventos, não permitia.
Ao ingressar na FUNDUNESP, Joelma Santana iniciou sua trajetória na gestão de cursos de Pós-Graduação da UNESP. Com o passar do tempo, seu interesse pelo trabalho realizado pela Fundação cresceu, e ela buscou conhecer mais até para poder auxiliar em outras demandas. Joelma destaca que o apoio e a colaboração de seus colegas foram importantes para que ela compreendesse melhor o papel da organização.
Com mais tempo de atuação na FUNDUNESP, Joelma Santana passou a gerenciar os projetos da Petrobras e a participar de eventos importantes no setor. Um dos destaques de sua trajetória foi sua participação no workshop Parcerias Petrobras - Região Sudeste, realizado em agosto de 2019. O evento contou com a FUNDUNESP como uma das 20 melhores Fundações de Apoio do Brasil em iniciativas relacionadas à Petrobras, reforçando o impacto positivo da organização no cenário nacional.
Em seus 16 anos de atuação na FUNDUNESP, Joelma Santana relembra os principais desafios que enfrentou, especialmente quando assumiu, por um determinado período, a Coordenadoria de Convênios e Projetos (CCP). Inicialmente, teve que lidar com atividades fora de sua área de domínio, o que exigiu rápida adaptação. Um marco importante em sua gestão foi a reestruturação do setor durante a pandemia de COVID-19, período em que a Fundação enfrentou desafios. Joelma faz questão de destacar o importante papel do Gerente Administrativo e Financeiro, Sr. Joel Santana, a quem considerou peça-chave para estabilidade e reorganização da CCP à época.
Joelma ainda relata que, com a chegada do antigo Diretor-Presidente, Prof. Dr. Edson Capello, a FUNDUNESP passou por uma reestruturação importante, introduzindo métodos dinâmicos no modo de trabalho e distribuindo os serviços, principalmente a prestação de contas, de forma mais eficiente entre as unidades competentes, promovendo a colaboração entre todos. Segundo ela, a transferência do Sr. Sidney Lopes da Coordenação de RH para a Gerência de Planejamentos e Projetos foi outro fator que contribuiu para a otimização do trabalho da CCP.
Ao ser questionada sobre o que a FUNDUNESP significa em sua vida, Joelma Santana se emociona, com a voz embargada. “A FUNDUNESP me proporcionou uma verdadeira família, porque é uma Fundação acolhedora. Passei por momentos difíceis com meu filho, que ficou doente e precisou ser internado. Durante esse período, tive todo o apoio necessário, sem qualquer comprometimento das minhas condições de trabalho. Tudo que precisei foi atendido, e isso mostra como o lado humano da FUNDUNESP é um dos seus grandes diferenciais, além de ser um local de trabalho onde constantemente temos a oportunidade de aprender e nos desenvolver” disse.
Joelma finaliza dizendo que pretende continuar na Fundação por muitos anos. “Só saio da FUNDUNESP quando a FUNDUNESP não me quiser mais”, comentou, com tom de bom humor.
A história de Joelma Santana na FUNDUNESP é um exemplo de como a mulher pode conquistar seu espaço no ambiente profissional e de como sua dedicação e capacidade de adaptação foram transformadoras ao assumir novos desafios em áreas além de sua experiência anterior.
Siga nossas redes sociais: @fundunesp