Raízes da FUNDUNESP: Conheça a história de Sidney Lopes

Raízes da FUNDUNESP: Conheça a história de Sidney Lopes

Sidney Lopes, Gerente de Planejamento e Projetos, iniciou sua história na FUNDUNESP em janeiro de 1998, aos 28 anos de idade, após participar de um processo seletivo. Embora seu perfil tivesse apontado total compatibilidade para a área financeira, sua trajetória tomou outro rumo. “Por muito tempo, quando eu ia à Reitoria da Unesp, as psicólogas brincavam comigo dizendo que eu as enganei. Meu perfil deu 100% para o Financeiro, mas fui convidado para o Recursos Humanos”, relembra, com bom humor. 

Conhecido pelo seu ótimo humor, Sidney construiu sua história na FUNDUNESP na Unidade de Recursos Humanos. Ele começou como técnico administrativo, tornou-se técnico prestativo, sendo promovido a analista em 2006 e, em 2009, assumiu a coordenadoria de RH, permanecendo no cargo até início de 2023.  

No final de 2022, um novo desafio surgiu: Sidney foi convidado pelo antigo Diretor-Presidente da FUNDUNESP, Prof. Dr. Edson Capello, para liderar uma nova Unidade que estava surgindo: a Gerência de Planejamento e Projetos, setor criado para fortalecer a gestão de projetos em que a Fundação atua como interveniente administrativa e financeira. “Quando soube que seria eu, fiquei tenso, mas aceitei o desafio e acredito que estou desenvolvendo esse trabalho com muito empenho”, conta. 

Sidney destaca a importância da nova Unidade para a FUNDUNESP, citando avanços importantes como a formalização de parcerias com a Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), entre outros parceiros. 


Raízes Sidney 2

Ao longo de sua trajetória na FUNDUNESP, Sidney sempre valorizou o espírito de colaboração da Fundação, que ele define como uma “família”. Para ele, o ambiente acolhedor e o apoio entre os colaboradores foram fatores importantes para o crescimento da organização. “A FUNDUNESP é como uma mãezona, que dá oportunidade e ajuda seus funcionários a se desenvolverem”, afirma. 

Graduado em Administração e com especialização em Recursos Humanos/Gestão de Pessoas, atualmente está cursando MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (USP). Sidney considera que a oportunidade de assumir a coordenação do RH se configurou como um dos marcos de sua vida profissional. “Havia pessoas mais antigas, mas fui escolhido. Isso me motivou a me preparar cada vez mais e a conhecer o trabalho de outras áreas”, destaca. 

Sidney também ressalta a importância do reconhecimento no ambiente de trabalho. Para ele, um simples “parabéns” podem fazer toda a diferença na motivação dos colaboradores. "Se você parabeniza o trabalho de alguém, a pessoa aceita críticas e sugestões de melhoria de forma muito mais positiva", avalia. 

Entre os momentos mais desafiadores na FUNDUNESP, ele cita sua primeira apresentação como Gerente de Planejamento e Projetos, representando o Prof. Dr. Edson Capello, em um simpósio, em Assis, diante de, aproximadamente, mil pessoas. “Pensei que seria algo pequeno, mas, no final, consegui desenvolver bem a apresentação, inclusive com aprovação do Dr. Ernani”, recorda. 

Sidney resume seu sentimento em relação à organização de maneira sincera: "A FUNDUNESP transformou minha vida. A maior parte do que conquistei foi graças a ela. Dedico meu tempo à Fundação como forma de retribuir tudo que recebi, além de valorizar as amizades que construí aqui", conclui. 

A história de Sidney Lopes na FUNDUNESP é um grande exemplo de como dedicação, aprendizado constante e espírito de colaboração podem transformar trajetórias. Seu carisma e empenho inspiram colegas e reafirmam o compromisso da Fundação em valorizar pessoas e promover o desenvolvimento profissional. 

Siga nossas redes sociais: @fundunesp