Raízes da FUNDUNESP: Conheça a história de Arlindo Raimundo

Raízes da FUNDUNESP: Conheça a história de Arlindo Raimundo

Por Luiz Filipe Gonçalves | Publicado em 10 de setembro de 2025

Arlindo Raimundo, natural de São Geraldo, Zona da Mata de Minas Gerais, completou 20 anos de trabalho na FUNDUNESP no mês de agosto de 2025. Vindo de família humilde, decidiu mudar-se de sua cidade natal para São Paulo. Em 1984, após completar 18 anos e juntar um valor em dinheiro, veio para a “Terra da Garoa” morar com sua irmã no município de Rio Grande da Serra, localizado na Grande São Paulo.

Chegando à cidade grande no primeiro dia de maio, Dia do Trabalhador, Arlindo comenta que seu início em São Paulo foi um pouco difícil, por não conseguir oportunidades de emprego. Após quase dois meses de procura, conseguiu uma vaga em uma empresa de artefatos de borracha, começando a receber seus primeiros salários. No entanto, após um acidente de trabalho, ficou afastado por alguns dias e, quando voltou às atividades, foi desligado da firma.

Com a ajuda dos irmãos, Arlindo realizava algumas atividades para não ficar parado, até que um deles lhe conseguiu uma oportunidade na área de produção em uma empresa metalúrgica, onde permaneceu por mais de 12 anos. Após seu desligamento, passou a atuar na área de manutenção em outra companhia, onde trabalhou por 5 anos. Posteriormente, iniciou sua trajetória de forma autônoma, período em que já havia concluído diversos cursos voltados à manutenção e à elétrica.


Arlindo Raimundo

Em 2005, Arlindo teve a chance de participar de um processo seletivo na FUNDUNESP, após ser informado por uma amiga da Igreja sobre a vaga disponível.  Foi aprovado e recorda que Wagner Tavernaro, atual Coordenador da Unidade de RH, entrou em contato solicitando a documentação necessária para sua contratação.

Quando iniciou suas atividades na FUNDUNESP, a sede ainda funcionava no antigo Casarão. Arlindo passou a integrar a equipe durante a gestão do Prof. Dr. Luiz Antonio Vane, que permaneceu na Diretoria Executiva da Fundação até 2013. Segundo ele, tinha muita coisa para fazer, principalmente pelo local ter uma estrutura antiga e um pouco diferente do que ele estava acostumado. Arlindo diz que o antigo gerente, Sérgio Fernandes, sempre o ajudou no que era possível , para que o trabalho fosse executado da melhor maneira possível, principalmente por ele ser o único funcionário da área de manutenção.

Atualmente, Arlindo continua exercendo suas atividades na FUNDUNESP, local onde afirma sentir satisfação em trabalhar. Ele diz que a FUNDUNESP sempre proporcionou oportunidades de crescimento para os colaboradores, citou palestras que a Fundação disponibiliza para o aprendizado e conscientização. Destaca também a gentileza dos colegas, que sabem solicitar seus serviços de forma clara e educada.

Sobre sua função, Arlindo ressalta a diversidade de tarefas do dia a dia, “Serviços da manutenção são muito gostosos, pois não tem rotina. Sempre tem atividades diferentes para fazer aqui”, disse. Ele também relembra conquistas pessoais que só foram possíveis graças à estabilidade proporcionada pelo seu trabalho na Fundação. Ao ser perguntado sobre imaginar completar 20 anos na FUNDUNESP, ele brinca. “Fiquei preocupado em não passar da experiência”, comentou em tom de bom humor.

Com a FUNDUNESP crescendo e recebendo novos colaboradores, Arlindo deixa um recado: “Seja humilde, não deixe de fazer seu trabalho e confie na FUNDUNESP”, concluiu.

A trajetória de Arlindo Raimundo é um exemplo de dedicação, que reflete a importância dos colaboradores na construção da história da FUNDUNESP. Sua história inspira além do profissionalismo, mostra humildade, destacando que o sucesso se constrói dia após dia, com esforço, empenho e amor pelo que se faz.

Siga nossas redes sociais: @fundunesp