Na Unidade de Guaratinguetá o Diretor Presidente foi recepcionado pelo Vice-diretor da Unidade, Prof. Dr. Manoel Cleber de Sampaio Alves, na quarta-feira (30/10), sendo a agenda conduzida pelo Prof. Dr. Mauro Hugo Mathias, Coordenador do Centro de Inovação, e Prof. Dr. Sergio Tenório dos Santos Neto, integrante do corpo docente da FATEC e que exerce papel relevante na coordenação do Centro de Inovação, acompanhados do servidor Ademir Machado dos Santos.
Durante as agendas foram discutidos pontos essenciais e estratégicos, tanto em relação à instalação quanto ao avanço no processo de consolidação e maturação dos ambientes visitados, bem como foram colhidos elementos para a elaboração de um Plano de Ação que permita o aprimoramento da interveniência da FUNDUNESP nos ambientes de inovação da UNESP.
Segundo o Diretor Presidente, as agendas realizadas nos ambientes de inovação pela Presidência e Vice-Presidência tiveram um sentido muito específico, no sentido de identificar quais as ações se revelam mais pertinentes para o aprimoramento da gestão dos ambientes de inovação realizada pela FUNDUNESP, considerando que apresentam diferentes perfis, seja como incubadoras, centros de inovação ou fablabs. Da mesma forma, a realização das agendas contribuiu para o avanço no sentido de uma maior integração dos ambientes, na medida em que foi possível um compartilhamento de experiências entre eles, tendo em vista a constatada diferença de estágio de instalação e maturação em que cada um se encontra.
Ainda segundo o Diretor Presidente, foi dada uma especial atenção para a verificação de como cada ambiente interage como a comunidade acadêmica em que está inserido e com as demais unidades universitárias da UNESP, com o poder público local e com os setores econômicos passíveis de serem atendidos pelas iniciativas de inovação. Complementou o Diretor Presidente esclarecendo que, antes de representar um risco de privatização da Universidade, os ambientes de inovação devem ser vistos como uma forma de trazer o setor econômico para o seu interior, gerando uma benéfica integração, que potencializa o surgimento de oportunidades para os alunos e propicia o desenvolvimento dos municípios e regiões onde são instalados."