Cumprindo sua agenda de compromissos, o Diretor-Presidente da Fundunesp, Prof. Dr. Edson Capello, foi recebido pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Prof. Dr. Vahan Agopyan, na última quarta-feira (31/01), na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, para discutir sobre a instalação do Centro de Inovação Tecnológica na cidade de Assis. No encontro, também esteve presente o Deputado Estadual Mauro Bragato, que apoia o projeto.
A reunião abordou temas como a data de inauguração do Centro de Inovação Tecnológica de Assis, o debate sobre as ações a serem tomadas para garantir o pleno funcionamento, além de definir estratégias de captação de recursos e parcerias para o financiamento do CIT. Compondo a reunião e discutindo sobre a pauta, estiveram presentes outras autoridades, tais como o Coordenador de Inovação da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp, Câmpus de Assis, Prof. Dr. Darío Palmieri; o Coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Dr. Levi Pompermayer Machado; o Secretário Executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sr. Thiago Rodrigues Liporaci; o Prefeito Municipal de Quatá e Presidente do Civap - Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, Sr. Marcelo de Souza Pecchio; o Vice-Prefeito de Assis, Sr. Aref Sabeh; o Prefeito Municipal da cidade de Tarumã, Sr. Oscar Gozzi; o Superintendente Comercial da Coopermota do Município de Cândido Mota, Sr. Sandro José Amadeu; o Presidente da Câmara Municipal de Quatá, Sr. Elton Masi; e a Sra. Roberta Messias, membro dos Projetos Especiais de Assis.
Em sua fala, o Prof. Dr. Edson Capello destacou a importância do Centro de Inovação Tecnológica de Assis e sugeriu que sejam criados dois conselhos para o futuro CIT. Um deles seria de caráter operacional, ou seja, que trabalhe com as questões diárias, enquanto o outro seria consultivo, que auxiliará nas tomadas de decisões sobre quais projetos serão apoiados.
Este projeto tem como objetivo estabelecer um ecossistema colaborativo, reunindo empresas, instituições acadêmicas, governo e a comunidade. A proposta é promover uma sinergia entre esses setores, buscando o desenvolvimento da região de Assis e a construção de um futuro mais próspero e inovador.
A Fundunesp, como Gestora Administrativa e Financeira do CIT de Assis, destaca a relevância da instalação para o desenvolvimento regional, enfatizando sua importância para a inovação, criatividade e soluções tecnológicas.