No decorrer desta semana aconteceu o Web Summit Rio 2024 e a Fundunesp esteve presente sendo representada pelo Diretor-Presidente, Prof. Dr. Fernando Andrade Fernandes, e pelo Vice-Diretor-Presidente, Prof. Dr. Max José de Araújo Faria Junior. Além dos gestores, participaram do evento o Gerente de Planejamento e Projetos, Sr. Sidney Lopes, e o Assessor Jurídico, Dr. Ernani Santiago.
Considerado um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, o Web Summit Rio reuniu mais de 30 mil pessoas nos quatro dias de evento, que teve encerramento na última quinta-feira (18/04), número superior a 2023, quando foi registrada a presença de 20 mil espectadores.
Durante o Web Summit Rio, a plateia teve uma excelente oportunidade para estabelecer networking e parcerias entre investidores e as mais de 1000 startups que estiveram presentes.
Ao todo, foram mais de 600 palestras sobre sustentabilidade, matrizes energéticas, criptomoedas e inteligência artificial, com novas ideias sendo discutidas e criadas no próprio evento.
Para o Diretor-Presidente da Fundunesp, Prof. Dr. Fernando Andrade Fernandes, o Web Summit foi relevante para a Fundação em relação aos projetos ligados à tecnologia e inovação. “Compreendemos o impacto positivo do Web Summit Rio, considerando que o evento foi uma grande oportunidade de criar parcerias e trocas de experiências com profissionais da área, que podem ser aplicadas em iniciativas da Unesp e dos nossos demais parceiros”, disse ele.
Já o Diretor-Vice-Presidente da Fundunesp, Prof. Dr. Max José de Araújo Faria Junior, revelou que as discussões sobre Inteligência Artificial, que ocupou grande parte do Web Summit, foi que o mais chamou sua atenção. “A Inteligência Artificial é um tema de destaque em discussões atuais, abordando questões fundamentais como a ética em seu uso e suas diversas aplicações. É algo que a Fundunesp deve considerar com mais atenção e colocar em seu radar para facilitar nosso trabalho em conjunto com nossos parceiros”, afirmou o gestor.