Por Luiz Filipe Gonçalves | Publicado em 10 de novembro de 2025
Em viagem internacional, o Diretor Vice-Presidente da FUNDUNESP, Prof. Dr. Darío Abel Palmieri, e o Gerente de Planejamento e Projetos, Sidney Lopes, participaram, do Smart City Expo World Congress 2025, realizado em Barcelona, na Espanha. Considerado o maior e mais influente evento mundial para o futuro das cidades e inovação urbana, o congresso reuniu líderes de empresas globais, governos e organizações estratégicas que impulsionam transformações reais nos ambientes urbanos.
O evento contou com um Parque de Inovação, voltado ao empreendedorismo tecnológico, onde startups apresentaram projetos e realizaram demonstrações imersivas. Além disso, a Expo reuniu centenas de empresas internacionais que expuseram soluções implementadas e tecnologias de impacto a profissionais e tomadores de decisão. A programação incluiu ainda atividades paralelas, painéis e debates, que fomentaram a troca de ideias e a criação de estratégias inovadoras para enfrentar os desafios urbanos contemporâneos.
Entre os nomes de destaque presentes estiveram o Prefeito de Barcelona, Jaume Collboni; Belit Onay, Prefeito de Hannover, Alemanha / Vice-presidente da Associação das Cidades Alemãs; Erin Mendenhall, Prefeita de Salt Lake City, EUA, Priscila Haidar Sakalem, Secretaria de Estado dos Transportes, Governo do Rio de Janeiro, representando o Brasil; entre outros.
O Prof. Dr. Darío Palmieri ressaltou a participação da FUNDUNESP no evento. “A participação da FUNDUNESP, e a minha pessoalmente, representa um passo significativo na interação, na formação de redes de contato e na ampliação de conhecimentos e possibilidades da Fundação junto aos seus diversos parceiros, especialmente a Unesp, nossa principal parceira, e outras instituições com as quais colaboramos. Ficou evidente que o conceito de ‘cidade inteligente’ vai muito além da tecnologia, envolvendo também uma visão humana e integrada de desenvolvimento urbano”, afirmou.
O Diretor Vice-Presidente acrescentou ainda que a experiência trará reflexos positivos para os projetos que a FUNDUNESP atua como interveniente administrativa e financeira. “Nossa presença na Expo reforça esse aprendizado e traz para dentro da Fundação uma perspectiva mais ampla e estratégica, capaz de aprofundar o olhar sobre os projetos que desenvolvemos em prol da inovação e da sustentabilidade”, complementou Darío.
Sidney Lopes também destacou a importância da participação da FUNDUNEESP no congresso. “A participação da Gerência de Planejamento e Projetos neste evento foi uma oportunidade estratégica para fortalecer a presença da Fundação no cenário internacional de inovação e sustentabilidade. Estar em um ambiente que reúne as principais tecnologias para mobilidade urbana, cidades inteligentes e gestão sustentável permite que a FUNDUNESP amplie seu olhar sobre soluções aplicáveis aos municípios paulistas e brasileiros”, afirmou.
Ele conclui reforçando o papel institucional da Fundação. “Além de atualizar nossa equipe sobre tendências globais, essa participação reforça a credibilidade da Fundação junto a parceiros atuais e potenciais, consolidando nosso papel como ponte entre a universidade, o setor público e o mercado. É um momento de aprendizado, conexão e construção de novas possibilidades de cooperação que podem gerar impacto real no desenvolvimento urbano e ambiental das cidades”, finalizou Sidney.
O evento destacou a importância de cada cidade descobrir sua própria versão de futuro, inteligente, sustentável e humana, tendo Barcelona como exemplo de inovação urbana. Afinal, o futuro das cidades não se limita à tecnologia, mas envolve sobretudo as pessoas que decidem fazer a diferença.
Siga nossas redes sociais: @fundunesp