Por Luiz Filipe Gonçalves | Publicado em 01 de outubro de 2025
Na última segunda-feira (29/09), o Diretor-Presidente da FUNDUNESP, Prof. Dr. Mario de Oliveira Neto, participou da live “10 anos da Agenda 2030: avanços e desafios”, organizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e transmitida ao vivo pelo YouTube.
Com intermediação de Fernando Martins, o evento reuniu a Presidente do TCESP, Drª. Cristiana de Castro Moraes, responsável pela abertura; Drª. Maristela Marques Baione, integrante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Drª. Letícia Formoso Delsin Matuck Feres, Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo (MPC-SP); Drª. Natália Resende, Secretária da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL-SP), e Dr. Leandro Dall’Olio, coordenador do Observatório do Futuro do TCESP.
Durante a transmissão, foi apresentado o novo painel dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do TCESP, além do lançamento da versão atualizada da cartilha do Observatório do Futuro. O material tem como objetivo democratizar o conhecimento, compartilhar informações com a sociedade e oferecer um guia prático e acessível sobre a Agenda 2030. Com exemplos, orientações e reflexões, o material busca dialogar com os desafios da sociedade contemporânea.
Entre os principais temas abordados no debate estiveram as mudanças climáticas, ressaltando a urgência de medidas para um planeta mais saudável, e questões de planejamento e governança, destacadas como centrais para o avanço sustentável.
Em sua fala, o Prof. Dr. Mario de Oliveira apresentou os principais pontos de atuação da Unesp e da Fundação, com destaque para os Centros de Inovação, nos quais a Fundação atua como Entidade Gestora. Ele também ressaltou as iniciativas das Pró-Reitorias da Universidade, em especial a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (PROADE), ligada diretamente aos ODS 4, 5, 10 e 16.
Outro destaque da participação do Diretor-Presidente da FUNDUNESP foi o Guia Agenda 2030, iniciativa da Rede Temática de Extensão Unesp Agenda 2030. O material, além de reforçar o compromisso com o bem-estar do planeta, apresenta a proposta da Unesp de reimaginar a Agenda 2030, sugerindo três novo Objetivos:
Neste contexto, a FUNDUNESP atuaria como facilitadora de projetos e parcerias que contribuam para a consolidação desses novos ODS.
A Fundação também incorporou boas práticas sustentáveis em 18 de fevereiro de 2025, após palestra ministrada pela Profª. Drª. Raquel Cabral, coordenadora da Rede Temática de Extensão Unesp Agenda 2030, e por Leandro Dall’olio, em um marco institucional.
Os interessados podem acessar os conteúdos apresentados por meio dos links:
A transmissão completa pode ser assistida em: https://www.youtube.com/live/bKR19TEWerU?si=z9ZbHz3czD7OKnbl
Siga nossas redes sociais: @fundunesp