FUNDUNESP marca presença no 7º Congresso do CONFIES e Diretor-presidente integra nova diretoria para o biênio 2025-2026

FUNDUNESP marca presença no 7º Congresso do CONFIES e Diretor-presidente integra nova diretoria para o biênio 2025-2026

Na última semana, aconteceu o 7° Congresso do CONFIES – Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica. A FUNDUNESP foi representada pelo seu Diretor-Presidente, Prof. Dr. Fernando Andrade Fernandes, que foi acompanhado pelo Assessor Jurídico, Dr. Ernani Santiago, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento das parcerias em Ensino, Pesquisa e Inovação.


Dr. Ernani e Prof. Dr. Fernando Fernandes

O CONFIES é a entidade que “agrega e representa centenas de fundações afiliadas em todo o território nacional”, incluindo as mais importantes Fundações de Apoio das mais destacadas universidades ao nível Estadual e Federal, com destaque para as três escolas superiores estaduais paulistas.

O Congresso do CONFIES é o principal evento relacionado às Fundações de Apoio e a cada ano são propostos temas relevantes de grande interesse não só das afiliadas, mas também das demais fundações, e de todo o ambiente do terceiro setor.

A edição atual do Congresso foi realizada em Brasília e teve como tema central “As Fundações no Apoio ao Brasil do Futuro: Neoindustrialização, inovações tecnológicas e sociedade”. A participação no evento foi bastante concorrida, gerando a necessidade de redimensionamento do evento inicialmente concebido.

As principais instituições e órgãos, públicos e privados, que se relacionam com a Pesquisa Científica e Tecnológica e a Inovação participaram do 7º Congresso do CONFIES por meio dos seus representantes, como Finep, Capes, CNPq, CGEE-MCTI, ANDIFES, AGU, CGU, TCU, bancos públicos de financiamento, contando também com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sra. Luciana Santos.


Luciana Santos

Além da parte científica, no evento foram realizados fóruns especializados, envolvendo as áreas de Assessoria Jurídica, Contabilidade, Tecnologia da Informação e Comunicação Social, de grande importância prática para o funcionamento normal das Fundações de Apoio.

Já no primeiro dia do evento, o Diretor-Presidente da FUNDUNESP foi convidado para atuar como mediador e debatedor no Fórum de Presidentes de Fundações de Apoio, tendo contribuído com as discussões a partir da perspectiva jurídica da relação das fundações com os órgãos de controle.


Confies2

No evento, realizou-se a Assembleia anual do CONFIES, na qual ocorreu a eleição da nova diretoria para o biênio 2025-2026. O Prof. Dr. Fernando Fernandes foi convidado para integrar a nova diretoria da entidade, que foi eleita por unanimidade de votos das fundações afiliadas presentes.


CONFIES

Durante o 7º Congresso do CONFIES, o Diretor-Presidente da FUNDUNESP destacou a importância estratégica da participação ativa da Fundação neste cenário. “A possibilidade de compor a diretoria do CONFIES traduz-se em um passo fundamental para que a FUNDUNESP tenha assento e uma representatividade qualificada não só no CONFIES, mas também nos diversos órgãos e organizações que interagem com o Conselho, como restou demonstrado pelas diversas interações com os seus respectivos representantes máximos que ocorreram no evento”, afirmou.

Como um gesto de acolhimento, o Diretor-Presidente da FUNDUNESP foi convidado a participar, ao lado do Presidente do CONFIES, Prof. Dr. Antonio Fernando de Souza Queiroz, da cerimônia de entrega dos prêmios “melhores práticas” para as Fundações de Apoio. A avaliação das propostas contou com a colaboração da equipe da FUNDUNESP, nas pessoas do Gerente de Planejamentos e Projetos, Sr. Sidney Lopes, e do Assessor Técnico da Presidência, Sr. Gustavo Rodrigues.


Fernando Andrade Fernandes

Segundo o Prof. Dr. Fernando Fernandes, o evento foi importante e os temas discutidos foram vitais para as Fundações de Apoio, na medida em que estudaram sobre dois eixos centrais para o seu funcionamento que é, por um lado, a relação com agências de fomento e financiamento da pesquisa científica e tecnológica, e, por outro, a relação intricada com os órgãos de controle.

Siga a FUNDUNESP nas redes sociais: @fundunesp