Por Luiz Filipe Gonçalves | Publicado em 07 de outubro de 2025
Na última semana, foi realizado o 1º Simpósio Paulista de Infraestrutura da Qualidade (IQ), promovido pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP). O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e reuniu especialistas e lideranças de diversas instituições ligadas à metrologia, normalização e avaliação da conformidade.
A FUNDUNESP esteve presente, representada pelo Diretor-Presidente, Prof. Dr. Mario de Oliveira Neto, e pelo Gerente de Planejamento e Projetos, Sidney Lopes. Durante o simpósio, os representantes da Fundação acompanharam palestras e painéis técnicos e estiveram ao lado de nomes de destaque na área, como o Superintendente do IPEM-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior; o Diretor de Avaliação da Qualidade do Inmetro, João Nery Rodrigues Filho; a Subsecretária de Competitividade e Desenvolvimento Econômico e Regional do Estado de São Paulo (SDE-SP), Julia da Motta; o Presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Mário William Esper; o Diretor do DECOMTEC e do Comitê de Desburocratização da FIESP, Manoel Canosa Miguez; e o Superintendente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC), Masao Ito.
O evento foi direcionado a profissionais e interessados em conhecer as novas propostas e perspectivas da Infraestrutura da Qualidade, promovendo a troca de experiências entre o setor produtivo, universidades e instituições públicas. A programação contou com representantes da capital e do interior paulista, além de participantes de outros estados, como Espírito Santo, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Sergipe.
Entre os temas abordados nos painéis de debate estiveram: “A Infraestrutura da Qualidade e os Desafios da Competitividade”, “Políticas e Estratégias para Infraestrutura da Qualidade”, “Tecnologia, Inovação e Digitalização”, “Impacto na Sociedade e Tendências” e “Cases de Sucesso”.
Para a FUNDUNESP, participar do 1º Simpósio Paulista de Infraestrutura da Qualidade (IQ) é de extrema importância, especialmente por permitir o alinhamento com os trabalhos desenvolvidos pelo IPEM-SP e fortalecer a colaboração no avanço científico e tecnológico do Estado de São Paulo.
Foto: Reprodução / Vanderlei D Lucca / Tv Unesp
Siga nossas redes sociais: @fundunesp