Diretor-Presidente da FUNDUNESP participa de reunião sobre criação de Centro Tecnológico de São João da Boa Vista

Diretor-Presidente da FUNDUNESP participa de reunião sobre criação de Centro Tecnológico de São João da Boa Vista

Por Luiz Filipe Gonçalves | Publicado em 11 de março de 2026

A FUNDUNESP participou, na última terça-feira (10/03), de uma reunião para discutir a proposta de criação do Centro Tecnológico de Engenharia e Inovação de São João da Boa Vista (CTEI-SJBV). A Fundação foi representada pelo seu Diretor-Presidente, Prof. Dr. Mario de Oliveira, e pelo Gerente de Planejamento e Projetos, Sidney Lopes.

O encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, Zona Sul de São Paulo, a convite do Vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, e do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Dr. Vahan Agopyan, reunindo autoridades e representantes da Unesp para debater a implantação do novo Centro Tecnológico no munícipio.


Palacio 2

Também participaram da reunião o Prefeito de São João da Boa Vista, Vanderlei Borges de Carvalho, o Excelentíssimo Senhor Vice-Reitor da Unesp, Prof. Dr. Cesar Martins, o ex-secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo, a coordenadora da Agência de Desenvolvimento Socioeconômico do munícipio, Amélia Queiroz, além de representantes de outros representantes da Unesp: o Diretor da Faculdade de Engenharia de São João da Boa Vista (FESJ), Prof. Dr. Juliano Antônio de Oliveira, o Vice-Diretor, Prof. Dr. Crystopher Cardoso de Brito, e o Prof. Dr. Éder Luiz Oliveira, do Departamento de Engenharia Aeronáutica da unidade.

Durante a reunião, foi apresentada a proposta de criação do CTEI-SJBV, que surge da necessidade de estruturar, na região de São João da Boa Vista, um ambiente institucional voltado à integração entre pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico, formação de recursos humanos e inovação empresarial, alinhado às agendas estratégicas de ciência, tecnologia e reindustrialização do país.

No projeto em discussão, a FUNDUNESP deverá atuar como entidade gestora do CTEI-SJBV, contribuindo com sua experiência na gestão administrativa e financeira de projetos de pesquisa, extensão, inovação, saúde, cultura e bem-estar.

Foto: Reprodução | Fabio Mazzitelli | ACI/Unesp